Doce é uma delícia, mas você sabia que ele acelera o envelhecimento da pele e que glicose demais leva a um processo que recebe o nome de glicação? Então, confira o que a Amanda Costa tem para nos contar sobre esse assunto tão importante!
Os doces aceleram o envelhecimento cutâneo e o excesso de glicose desencadeia um processo chamado glicação. Este processo acontece quando os açúcares se ligam a algumas proteínas da pele, danificando as fibras de colágeno e elastina e contribuindo ainda para o aumento de radicais livres.
Por isso, surgiram os cosméticos antiglicantes, com o poder de ajudar a frear o estrago do açúcar. Os cremes que fazem a associação desses antiglicantes com antioxidantes são os mais recomendados hoje na busca pelo rejuvenescimento.
O ideal é aliar o tratamento tópico com uma dieta colorida e pobre em alimentos com alto índice glicêmico (doces, batata, pão branco, massa não integral, além do próprio açúcar). O ativo que mais tem comprovação científica nos cremes antiglicantes é a carnosina. Ela evita que o açúcar chegue ao colágeno e ocorra a glicação.
Diante disso, vem aquela perguntinha: é verdade que o açúcar também piora a acne? Ele pode ser considerado um inimigo de beleza?
O açúcar em excesso aumenta o nível de glicose no sangue que, por sua vez, aumenta a insulina. Com o tempo, há tendência ao que denominamos resistência a insulina, que interfere nos hormônios e favorece a acne.
A dieta para tratamento da acne deve incluir diminuição da ingestão de açúcar. Uma boa dica é o das frutas e verduras, menos agressivo. A ingestão de açúcar e carboidratos é necessária, pois eles são fontes de energia, porém o excesso é inimigo da beleza!
Nenhum comentário:
Postar um comentário