sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Outubro rosa e divã também!



O conhecido “Outubro Rosa” é um movimento que objetiva dar maior visibilidade a questão do câncer de mama, sensibilizando e intensificando as campanhas pela prática do autoexame e demais cuidados.

É importante ressaltar que o acompanhamento psicológico é imprescindível para pessoas diagnosticadas com câncer, seja ele de qual tipo for. E é preciso acender uma “luz rosa” de alerta também para isso, já que uma doença como esta pode trazer muitas mudanças no estilo de vida, no cotidiano, na vida familiar, social e laboral, e muitas vezes, não é simples para o sujeito ter que lidar com todas essas mudanças, sobretudo no mesmo momento em que é preciso encarar uma rotina intensiva de tratamentos.

Observamos o quanto pode ser duro e sofrido para os sujeitos a vivência das mudanças físicas/estéticas acarretadas pelo câncer, provocando alterações na auto-estima e até prejudicando a adesão aos tratamentos.



Poder ser ouvido e ter um espaço para um cuidado outro, um cuidado do seu ser, pode trazer benefícios ao tratamento e ajudar o sujeito a passar pela referida situação de maneira menos sofrida.




Ingrid Rohem de Souza Santos

Psicóloga – Psicanalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário