A gente já disse outras vezes por aqui sobre como o pilates faz bem pra saúde. Seus principais objetivos estão na tonificação muscular, aumento da flexibilidade e consciência corporal, ajudando em uma boa postura.
Ele é um ótimo aliado no processo de emagrecimento, mas não deve ser usado como única estratégia para perder peso, porque é uma atividade anaeróbia (quando os músculos utilizam energia que não é derivada de consumo de oxigênio). Para emagrecer, é necessário realizar junto com o pilates uma atividade aeróbia, com alto índice de queima calórica, como corrida, natação, bicicleta, esportes variados.
Nesse processo, o pilates oferece uma pequena queima calórica e ajuda a criar massa magra, por meio do fortalecimento da musculatura. Por exemplo: geralmente quem está acima do peso sobre com dores na coluna e nas pernas, por causa da sobrecarga articular. Então o pilates trabalha com o fortalecimento dessas estruturas corporais, através de estabilizações, descompressões, mobilizações e, principalmente, da potencialização da ação muscular através da respiração, aumentando o gasto energético.
Por isso o pilates ajuda a quem está acima do peso a recuperar a funcionalidade muscular, articular e óssea, protegendo e aliviando o corpo dos impactos das atividades aeróbicas.
Além disso, a ansiedade - uma das principais vilãs da obesidade - pode ser controlada pela prática do pilates por meio de um trabalho de concentração, precisão, fluidez e respiração. Aliás, a prática também trabalha a mente, aumentando a auto-estima através de seus desafios individuais. Com a auto-estima em alta, conseguimos controlar a ansiedade.
Dessa forma, o pilates não deve ser utilizado como principal método para emagrecimento, e sim como aliado. Em um aula com duração de uma hora, estudos científicos mostram que, em média, uma pessoa com 80kg e 1m80cm gasta 294 calorias em nível iniciantes; 411 em nível intermediário e 512 em nível avançado.
Anotou as dicas? Então já sabe! Se o seu objetivo é emagrecer, escolha uma atividade com alto índice de gasto calórico e corre pra cá pra complementar com o pilates!
Nenhum comentário:
Postar um comentário