sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Como vai a sua saúde?


Ter boa saúde é uma questão de adotar um estilo de vida saudável, alimentar-se bem e fazer exercícios. Fazer exercícios sim, e porque não? A única maneira de ter boa saúde e permanecer em forma é fazer exercícios, pelo menos, três vezes por semana. Embora você saiba que execícios fazem bem à saúde, pode achar, como muita gente, que exercícios não combinam com você. A lista de desculpas para não fazer exercícios é interminável: falta de tempo, cansaço, falta de condição física. Mas os benefícios que você obterá compensam, e muito, os esforços que eles exigem.


OS BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS

Adotar uma rotina de exercícios como prática diária é, provavelmente, a atitude mais positiva para manter a forma e a saúde no decorrer de sua vida. Seu coração, pulmões, circulação, músculos, ossos, articulações e até mesmo seu estado mental irão se beneficiar de atividades físicas regulares. Os exercícios físicos proporcionam benefícios tanto a curto como a longo prazo, melhoram a eficiência geral do organismo e ajudam a combater várias doenças.

- Aliviam as dores nas costas. Os exercícios que fortalecem os músculos da coluna e do abdome melhoram a postura e evitam as dores nas costas.
- Combatem a obesidade. Exercícios regulares, combinados com uma dieta balanceada, ajudam a controlar o peso. A obesidade aumenta o risco de muitas doenças, inclusive diabetes, doenças cardíacas e cálculos biliares.
- Diminuem o risco de câncer. Pesquisas confirmam que a falta de preparo físico pode aumentar o risco de alguns tipos de câncer.
- Combatem a ansiedade e a depressão. Exercícios frequentes podem aumentar a auto-estima e fazer com que você se sinta mais animado e menos tenso.
- Fortalecem os ossos. Exercícios moderados regulares fortalecem os ossos, aumentando seu conteúdo de sais minerais, reduzindo o risco de osteoporose na idade avançada. A osteoporose provoca o afinamento progressivo dos ossos, tornando-os mais frágeis e vulneráveis a fraturas.


- Reduzem o risco de doenças cardíacas. Os exercícios ajudam a evitar a obesidade, altos níveis de colesterol e hipertensão.
- Aliviam os distúrbios menstruais. Algumas mulheres constataram que os exercícios reduzem os sintomas pré-menstruais e amenizam as cólicas.
- Ajudam a conciliar o sono. Os exercícios favorecem o sono profundo, desde que haja um intervalo de no mínimo uma hora entre eles e a hora de se recolher.

ANDAR PARA MANTER A FORMA

Neste século, o mundo ocidental tornou-se cada vez mais dependente do automóvel. A necessidade de caminhar foi diminuindo a cada dia. Só recentemente as pessoas se deram conta dos inúmeros benefícios que os exercícios físicos trazem para a saúde. Hoje, muitos estão redescobrindo os prazeres de uma simples caminhada.

O principal atrativo da caminhada é ser um tipo de exercício aeróbico que quase todas as pessoas podem incorporar à sua rotina diária. É uma atividade de caráter social, agradável para pessoas de todas as idades e que praticamente não implica risco físico. Essa extensa lista de vantagens tem entusiasmado um número cada vez maior de pessoas a andar com regularidade, para melhorar sua condição física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário