quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Novembro azul


Novembro também é um mês muito importante para divulgar e informar sobre outra doença perigosa, o câncer de próstata. Esse tipo de câncer atinge grande parte da população masculina, que não se previna por preconceito ou falta de informação. Cerca de 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista e a projeção é de que nesse ano de 2014 12 mil pessoas vão morrer com a doença. Esse número pode ser diminuindo com mais informação, prevenção e sem preconceitos.
 
O câncer de próstata não tem cura, mas pode ser evitado com exames preventivos, tendo 90% de chances de cura quando diagnosticado precocemente. Realizar exames periodicamente é a melhor forma de se prevenir contra a doença. As sociedades médicas recomendam que homens a partir dos 50 anos façam o exame de próstata anualmente e acima dos 40 se estiver inserido em grupo de risco.
 
Os exames são o toque retal e um exame de sangue para checar a dosagem PSA (antígeno prostático específico). O toque retal é indispensável e nada pode ser substituído por outro exame.
Consulte sempre um urologista e mantenha sua saúde em dia. É muito importante vencer o preconceito e salvar vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário