A coluna vertebral é dividida em região cervical, torácica/dorsal, lombar e sacral, cada uma com uma curvatura muito bem definida. Normalmente, devido à ação da gravidade e às posturas erradas que adotamos por tempo prolongado, o corpo acaba perdendo seu eixo de equilíbrio e desenvolve alterações posturais, enrijecendo as articulações e até mesmo encurtando os músculos.
É dessa forma que surgem os desvios posturais, tais como a hiperlordose cervical, hipercifose dorsal, hiperlordose lombar e escoliose.
A escoliose, por exemplo, é a curvatura lateral da coluna vertebral, podendo ser estrutural ou não. É um desvio da coluna para a direita ou esquerda, e que dá à estrutura óssea da coluna uma forma de “s”. A escoliose é uma deformidade vertebral de diversas origens, que pode ter prognósticos muito diferentes, de acordo com sua progressividade e gravidade de suas curvas.
Por se tratar de um método que desenvolve o corpo em sua totalidade e de maneira uniforme, o Pilates é totalmente indicado nos casos de desvios posturais, pois é uma técnica de reeducação do movimento, que visa o reequilíbrio muscular, restabelece e aumenta a flexibilidade e força dos músculos com enfoque na segurança e na efetividade dos movimentos, o que auxilia efetivamente na correção da postura, aliviando dores, evitando a progressão dos desvios e prevenindo lesões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário