quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Acupuntura para tratar a fibromialgia

Já ouviu falar da fibromialgia? É uma síndrome que desperta muitas dores musculoesquelética em várias áreas do corpo, que costuma surgir entre os 40 e 55 anos de idade, principalmente em mulheres.
Ela é considerada uma síndrome porque traz um conjunto de sinais e sintomas que podem ocorrer simultaneamente em diferenças doenças. Por isso costuma ser bastante confundida com outros problemas de saúde.


 Quem sofre de fibromialgia geralmente reclama de dores musculares, mas também pode sentir fadiga, distúrbio no sono, mudanças no humor, dormência em vários lugares do corpo e muito mais. Os locais mais comuns onde ela manifesta as dores são:

1) na região subocciptal (atrás da cabeça);
2) no músculo trapézio (em cima do ombro e nas costas);
3) na região supraespinal;
4) na altura das vértebras cervicais;
5) na articulação condrocostal, onde a segunda costela se insere no osso esterno;
6) no joelho, especialmente na parte de trás do joelho;
7) no trocanter, área onde o fêmur se encaixa na bacia;
8) na região glútea;
9) do lado do cotovelo.

Para tratá-la, uma das principais medidas é exercitar os músculos doloridos com exercícios de alongamento e melhorar as condições cardiovasculares com exercícios aeróbicos. As massagens também podem auxiliar, mas a acupuntura é a grande aliada a outras técnicas na hora de tratar a fibromialgia (já falamos da acupuntura aqui, lembra?).


Se identificou com algum dos sintomas e acha que pode sofrer com a síndrome? Então passe aqui no Espaço Pilates pra que a gente faça uma avaliação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário