terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Saciando a vontade de comer

Pra não exagerar na alimentação nesse fim de ano, é importante manter a rotina de consumo de frutas, legumes, verduras e grãos, principalmente para não cair no pecado de se render demais à gostosuras ricas em açúcares e gorduras. Por isso é importante saber que determinados alimentos podem ajudar na hora de matar aquela fomezinha que aparece entre o café da manhã e o almoço, ou entre o almoço e o jantar. Anote as dicas!



- Maçã: além de ser leve e doce, ela é rica em pectina - um tipo de fibra que faz com que o estômago demore mais para ser esvaziado -, aumentando a sensação de bem estar e saciedade.

- Cenoura: é rica em fibras e vitaminas importantes e garante a sensação de estômago cheio mais rapidamente do que outros alimentos. Além disso, quando consumida crua, garante que o processo de mastigação demorado envie para o cérebro os avisos de que o alimento está sendo ingerido, proporcionando ainda mais a sensação de saciedade.

- Biscoito integral: Por ser rico em fibras, ele forma uma espécie de gelatina junto com a água, o que provoca a sensação de estômago cheio e ainda ajuda a diminuir a absorção dos açúcares.

- Soja tostada: é excelente fonte de proteínas e rica em isoflavona, substância indicada para mulheres que fazem reposição hormonal, além de ser rica em zinco, cálcio, potássio, vitaminas do complexo B e fibras solúveis, apresentando alto valor nutricional e proporcionando a sensação de saciedade em maior escala do que outros alimentos.

- Abacaxi: ele é rico em água e fibras e recomenda-se que seja ingerido após o almoço ou jantar, visto que ele ajuda no processo de absorção de ferro e ainda ajuda a digerir outros alimentos. Sem falar que é refrescante!

Moleza consumir alguns desses alimentos entre uma refeição e outra, não é?
Basta comer com moderação para garantir a manutenção da saúde!
Vale até anotar as dicas pra resistir a um pedaço a mais de pavê da tia ou pudim da avó no Natal. Risos!

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário