quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Pilates no tratamento de incontinência urinária

A incontinência urinária ocorre quando a pressão dentro da bexiga excede a pressão da uretra, causando problemas sociais e higiênicos para os indivíduos portadores, afetando diretamente a qualidade de vida e auto-estima.


Com o avanço da idade, quatro em cada dez mulheres desenvolvem incontinência urinária. A musculatura abdominal torna-se flácida, a uretra muda de posição e perde a capacidade de conter a urina. Acontece ainda com maior freqüência em mulheres que tiveram muitos partos normais, ou mesmo apenas um parto mal conduzido, e menos freqüentemente, mas não raro, em indivíduos jovens e crianças. O problema também afeta homens.


Dentre as principais formas de tratamento, o método Pilates vem ganhando destaque, visto que seus principais objetivos são ganho de coordenação, força, flexibilidade, equilíbrio e resistência. Acredita-se portanto, que a ativação permanente do "powerhouse" (que inclui a musculatura do assoalho pélvico) estimule esta a receber os efeitos acima mencionados, atuando portanto no tratamento quando já instalada, bem como técnica preventiva da incontinência urinária.

É essencial que os pacientes portadores da disfunção sejam especialmente avaliados para que as causas primárias sejam investigadas e tratadas, bem como continuamente monitorados e realizem exercícios mais específicos durante as sessões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário